Resenha do filme O Menino e o Mundo - Atividade 8ºano - Plano de aula - Habilidade BNCC EF69LP45


Escolher e apreciar
Duração: 2 aulas

Justificativa
O objetivo desta sequência didática é levar os alunos a reconhecer a leitura de resenhas como forma de apoio na seleção de obras culturais que gostariam de apreciar. Com isso, eles têm a oportunidade de ampliar seu repertório a partir dessas escolhas e progredir em sua formação de leitor crítico, fruindo, avaliando e apreciando manifestações artísticas diversas.
Esta sequência didática colabora com as Competências Específicas de Língua Portuguesa 3 e 6 para o Ensino Fundamental (BNCC, p. 85), que visam, respectivamente, a “ler, escutar e produzir textos orais, escritos e multissemióticos que circulam em diferentes campos de atuação e mídias, com compreensão, autonomia, fluência e criticidade, de modo a se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos, e continuar aprendendo” e “analisar informações, argumentos e opiniões manifestados em interações sociais e nos meios de comunicação [...]”.

Objetivos de aprendizagem
• Reconhecer as características do gênero resenha.

• Entender a relação entre resenhas e produtos culturais resenhados.

• Reconhecer a leitura de resenhas como apoio para a escolha de produtos culturais.

Objetos de conhecimento e habilidade (BNCC)
Reconstrução das condições de produção, circulação e recepção.
Apreciação e réplica.

(EF69LP45) Posicionar-se criticamente em relação a textos pertencentes a gêneros como quarta-capa, programa (de teatro, dança, exposição etc.), sinopse, resenha crítica, comentário em blog/vlog cultural etc., para selecionar obras literárias e outras manifestações artísticas (cinema, teatro, exposições, espetáculos, CD´s, DVD´s etc.), diferenciando as sequências descritivas e avaliativas e reconhecendo-os como gêneros que apoiam a escolha do livro ou produção cultural e consultando-os no momento de fazer escolhas, quando for o caso.

Desenvolvimento

Aula 1 – Leitura de resenha e apreciação de filme
Duração: cerca de 45 minutos
Local: em sala de aula ou em outro local com equipamentos disponíveis para projeção de filme
Organização dos alunos: em semicírculo para conversa inicial, leitura de texto e posterior apreciação de filme.
Recursos e/ou material necessário: caderno, lápis, borracha, caneta, projetor de vídeo e caixas de som. Resenha crítica e obra cinematográfica.

Sugestão de resenha: “Um menino conquista o mundo”.
Disponível em:
<https://brasil.elpais.com/brasil/2014/07/04/cultura/1404501709_810516.html>

Sugestão de filme: DVD de “O menino e o mundo”. Direção: Alê Abreu; Lançamento: 2014 (1h 25min); Distribuidora: Espaço filmes.

Atividade 1: Resenha de obra cinematográfica (20 minutos)
Inicie a aula perguntando aos alunos se conhecem programas de booktubers e, em caso afirmativo, a quais costumam assistir. Informe aos que não souberem que as recomendações dos booktubers são apresentações e indicações de objetos culturais em forma de vídeo, com apreciações críticas. Caso necessário, diga que há canais de vídeo na Internet dedicados a fazer recomendações de leituras, filmes e outros objetos culturais.

Em seguida, pergunte sobre os filmes a que assistiram nos últimos tempos no cinema, na televisão ou na internet. Ao longo da conversa, pergunte quais avaliações fazem das obras citadas.
Questione também de que forma eles selecionam os filmes que querem ver. É provável que mencionem recomendações de booktubers, de amigos, colegas, pessoas mais velhas, bem como sites, jornais, revistas e revistas digitais como estratégias de seleção. Pergunte se eles têm o hábito de ler as recomendações feitas de obras cinematográficas publicadas nos diferentes meios de comunicação ou se assistem a vídeos com indicações de filmes.

Verifique os conhecimentos prévios da turma a respeito do gênero resenha. Depois disso, proponha a leitura de uma resenha publicada em um site de internet. Retome que esses textos que avaliam obras culturais com o objetivo de recomendá-las ou não são chamados de resenhas. Em Recursos e/ou material necessário, há a sugestão de uma resenha sobre a animação Um menino conquista o mundo (2006). Trata-se da história de um menino que parte em busca do pai que precisou trabalhar em outra cidade. Em seu caminho, ele se depara com máquinas que parecem bichos, com a desigualdade social e a melancolia. Se a resenha for projetada, exiba o trailer do filme que se encontra na página do site. Questione se eles assistiriam à animação apenas com base nessa apresentação. É possível que alguns digam que não porque, no trailer, ela aparenta ser infantil.

Depois, entregue uma cópia da resenha a cada aluno e peça que façam uma leitura silenciosa do texto e grifem as palavras que expressam a avaliação da obra. Em seguida, verifique e comente as palavras que foram selecionadas pelos alunos; depois, faça uma leitura compartilhada com pausas ao final de cada parágrafo para discutir o conteúdo. Destaque que, no título da resenha, há uma apreciação a respeito da animação pelo emprego da forma verbal “conquista”, indicando uma avaliação positiva, confirmada no subtítulo, que destaca a união entre arte e lirismo.

O primeiro parágrafo contextualiza a animação e inicia-se com a afirmação de que há muitos motivos para o púbico assistir à animação. No segundo e no terceiro parágrafos, há o resumo do enredo e a apresentação de detalhes técnicos de sua produção; o quarto parágrafo aborda a trilha sonora. Por fim, os últimos parágrafos, segundo o resenhista, justificam a escolha para a indicação ao Oscar, que é um prêmio da Academia de cinema norte-americano, e situam a obra na produção cinematográfica latino-americana. Destaque que, em todos os parágrafos, há trechos com avaliações positivas reveladas pelo uso de diversos adjetivos como “poética”, “artística”, “sublime”, “universal”, “belíssima” e “contagiante”. Mencione também a referência a falas de especialistas na área, reportadas em discurso direto. Pergunte aos alunos qual a função desse recurso na resenha. Os alunos devem perceber que essas falas dão credibilidade à avaliação feita e reforçam a opinião do autor sobre o filme.

Retome a pergunta sobre se os alunos iriam ver a obra, agora com base na resenha lida.
Questione se a opinião deles mudou de alguma forma. É possível que aqueles que julgaram a animação como infantil, com base apenas no trailer, agora tenham mudado sua opinião. Nesse sentido, reforce que a resenha é um gênero de apoio para a avaliação de produtos culturais.

Atividade 2: Apreciação de obra cinematográfica (25 minutos)
Depois da análise da resenha, de preferência na sala de vídeo, proponha aos alunos que vejam o início da animação O menino e o mundo. Exiba os 15 primeiros minutos e solicite que eles observem os temas abordados na história, como a desigualdade social e as injustiças. Por fim, pergunte se mudariam algo na resenha lida. Em caso afirmativo, ouça suas contribuições e diga que voltarão a abordar esse assunto na próxima aula. Solicite aos alunos que terminem de assistir à animação como tarefa de casa. Para tanto informe os dados do filme e que ele talvez possa ser encontrado na internet, em serviços de streaming.

Aula 2 – Discussão sobre resenha
Duração:
cerca de 45 minutos
Local: sala de aula ou outro local com equipamentos disponíveis para projeção de filme
Organização dos alunos: em semicírculo para conversa inicial, leitura de texto e posterior apreciação de filme
Recursos e/ou material necessário: caderno, lápis, borracha, caneta, projetor de vídeo e caixas de som. Resenha crítica e obra cinematográfica.

Sugestão de Filme: DVD de “O menino e o mundo”. Direção: Alê Abreu; Lançamento: 2014 (1h25min); Distribuidora: Espaço filmes.

Sugestão de outra resenha do filme: “O menino e o mundo”.
Disponível em: <http://www.planocritico.com/critica-o-menino-e-o-mundo/>.

Sugestões de resenhas críticas cinematográficas:
Disponível em: <http://cinemaemcena.cartacapital.com.br/critica>.
Disponível em: <www.resenhanerd.com/>.

Pesquisa de audiovisuais, filmes, animações com classificação etária:
<http://portal.mj.gov.br/ClassificacaoIndicativa/jsps/ConsultarObraForm.do?inicio_action>

Atividade 1: Leitura de outra resenha sobre O menino e o mundo (25 minutos)
No início da aula, retome as características da resenha e o enredo da animação. Sugira, em seguida, a leitura compartilhada de uma resenha diferente sobre a mesma obra, sugerida em Recursos e/ou material necessário. Depois disso, pergunte aos alunos sobre as semelhanças e as diferenças encontradas entre os dois textos. É esperado que eles percebam que ambos contextualizam o filme, apresentam um resumo da obra e os dados técnicos, além de avaliações sobre todos os aspectos abordados. A segunda resenha aponta o orçamento da animação, muito inferior ao de produções norte-americanas, mas que permitiu um trabalho “irretocável e cativante”.
Além disso, há a análise e as descrições de mais trechos do filme.

Em seguida, promova uma discussão entre os alunos a respeito da coerência da avaliação crítica dos textos com o trecho da obra vista. Pergunte se as resenhas de fato retratam a obra e se estimulam a apreciação do espectador. Ouça as contribuições dos alunos e peça que sugiram outras avaliações que pudessem ser incorporadas aos textos das resenhas. Reforce que esse gênero textual serve como apoio na seleção de obras culturais que um leitor ou espectador gostaria de ler ou ver. 

Atividade 2: Seleção de filmes a partir de resenhas (20 minutos)
Disponibilize resenhas impressas de filmes e proponha a leitura de mais uma ou duas delas para que os alunos avaliem se assistiriam ou não ao filme indicado. Certifique-se de que sejam filmes adequados à classificação etária de seus alunos. Em Recursos e/ou material necessário há indicação de um site de consulta para sua orientação. Peça a eles que, nos textos lidos, novamente grifem trechos avaliativos com o objetivo de diferenciá-los dos trechos de descrição da obra. Chame a  atenção para adjetivos, advérbios, locuções adjetivas, expressões conotativas etc. que expressem opinião, avaliação, julgamento. Solicite também que marquem os trechos em que há avaliações técnicas, como a referência a outros recursos, como a fotografia do filme ou as características do diretor ou dos atores, detalhes do roteiro, por exemplo. Pergunte se esses aspectos lidos nas resenhas são importantes para que eles se sintam motivados a assistir à obra cinematográfica.

Por fim, oriente-os a fazer o caminho inverso. Peça aos alunos que, em casa, pesquisem em jornais e revistas a resenha de um filme a que já tenham assistido recentemente ou a que gostariam de assistir. Peça a eles que leiam o texto e, em seguida, verifiquem se a leitura esclarece elementos mais complexos do enredo, apresenta algum dado novo, do diretor, do roteirista ou dos atores, entre outros fatores que favorecem a apreciação da obra. O objetivo é que aprendam a ler resenhas e avaliem os textos a partir do conhecimento prévio do objeto cultural resenhado. 

Aferição do objetivo de aprendizagem
A avaliação do processo de aprendizagem pode ser realizada por meio das atividades propostas nesta sequência didática e deve considerar o desenvolvimento individual de cada um dos alunos.

Nos momentos de discussão coletiva, avalie as contribuições individuais dos alunos. Eles também podem fazer uma autoavaliação, respondendo a questões como: Por que a resenha é um gênero de apoio para a escolha de uma obra cultural? Descobri novas fontes de pesquisa para seleção de filmes e outros objetos culturais?

Questões para auxiliar na aferição
1.
Explique como a leitura de resenhas contribui na escolha de obras culturais para avaliação e apreciação.

2. Qual é a principal diferença entre o resumo de um livro ou filme e a resenha literária ou cinematográfica?

Gabarito das questões
1.
As resenhas apresentam uma apreciação crítica da obra. Assim, as pessoas podem usar essas avaliações para fazer suas escolhas.

2. O resumo apresenta o enredo de uma obra, sem uma apreciação crítica, ao contrário da resenha.