EF69LP44 - Interpretação de poema com gabarito - O Canto do Piaga, de Gonçalves Dias

Leia fragmento do poema O Canto do Piaga, de Gonçalves Dias.

Oh! quem foi das entranhas das águas,

O marinho arcabouço arrancar?

Nossas terras demanda, fareja ...

Esse monstro. . . — o que vem cá buscar?

Não sabeis o que o monstro procura?

Não sabeis a que vem, o que quer?

Vem matar vossos bravos guerreiros,

Vem roubar-vos a filha, a mulher!

Vem trazer-vos crueza, impiedade —

Dons cruéis do cruel Anhangá;

Vem quebrar-vos a maça valente,

Profanar Manitôs, Maracá.

Vem trazer-vos algemas pesadas,

Com que a tribo Tupi vai gemer;

Hão de os velhos servirem de escravos

Mesmo o Piaga inda escravo há de ser!

[...]

DIAS, Gonçalves. O Canto do Piaga. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/ua00119a.pdf.

Glossário:
Arcabouço:
esqueleto.
Demanda: reivindica.
Maça: arma formada por um cabo comprido.
Piaga: pajé.

Após a leitura do texto, responda:

a) O fragmento do poema faz louvor à pátria ou retrata um acontecimento histórico-social de um povo?

b) Você acredita que o eu lírico pode estar fazendo uma crítica? Por quê?

c) A quem se pode inferir a metáfora do monstro, presente na primeira estrofe?

Prática de Linguagem:
Leitura

Objeto(s) de conhecimento:
Reconstrução das condições de produção, circulação e recepção
Apreciação e réplica

Habilidade:
(EF69LP44) Inferir a presença de valores sociais, culturais e humanos e de diferentes visões de mundo, em textos literários, reconhecendo nesses textos formas de estabelecer múltiplos olhares sobre as identidades, sociedades e culturas e considerando a autoria e o contexto social e histórico de sua produção.

Grade de correção

100% O aluno infere adequadamente os valores culturais e humanos presentes no poema.
Respostas possíveis:
a) O poema retrata um acontecimento histórico-social do povo indígena.
b) Resposta pessoal. Espera-se que o aluno diga que sim, pois a apropriação da tribo pelo “monstro” é retratada pelo eu poético como algo terrível e danoso à tribo. Isso pode se ver na última estrofe por meio das expressões: “algemas pesadas” e “velhos servirem de escravos”.
c) A figura do monstro pode ser atribuída ao homem branco.

50% O aluno responde parcialmente as perguntas presentes no comando.

0% O aluno não responde de modo satisfatório as perguntas presentes no comando.

Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados
Para o aluno que tem dificuldade em inferir valores sociais, culturais e humanos em poemas, apresente o contexto histórico do poema a ser lido e, se possível, as motivações que levaram o autor a escrevê-lo. É importante que se faça isso sempre procurando acionar os conhecimentos prévios do aluno sobre o tema a ser estudado.