Gabarito - Biografia Luiz Gonzaga (9ºano) Interpretação de texto

 


1. Apesar de os gêneros biografia, autobiografia e memórias terem, cada um, características peculiares, eles contam com um objetivo comunicativo em comum: apresentar fatos reais. 
Alternativa correta: B

2.“Luiz Gonzaga nasceu na Fazenda Caiçara, em Exu, sertão de Pernambuco, no dia 13 de dezembro de 1912, filho de Januário José dos Santos, o mestre Januário, ‘sanfoneiro de 8 baixos’, e Ana Batista de Jesus.”
“Luiz Gonzaga é internado no Recife, no Hospital Santa Joana, no dia 21 de junho de 1989, e falece no mesmo ano, no dia 2 de agosto.”

Chame a atenção dos alunos para o uso das aspas nos trechos transcritos. Recorde com eles a função das aspas no momento de fazer citação de trechos de um texto em um trabalho, por exemplo.

3. A localização de informações no texto é uma  importante estratégia de desenvolvimento de leitura. Quando realizar a atividade com os alunos, solicite que eles recontem o texto e observe se apresentam as informações que leram sobre a biografia com coerência e seguindo a ordem cronológica de apresentação dos fatos.
Alternativa correta: C

4. Como o objetivo principal de uma biografia é relatar fatos vivenciados pela pessoa biografada, o autor deve se preocupar em apresentar informações precisas, detalhadas, condizentes com a veracidade dos fatos.

Retome com os alunos a intenção comunicativa de textos do gênero. As biografias são escritas com a finalidade de informar sobre os fatos principais da vida de alguém. Portanto, o biógrafo deve buscar dados reais e detalhá-los para o leitor.
5. Solicite aos alunos que retomem os quatro últimos parágrafos do texto para que concluam que a carreira do músico, além de ser valorizada no Nordeste, ganhou fama internacional. Chame a atenção para dados como o fato de o compositor ter se apresentado para o Papa (mesmo que no Brasil) e em Paris, por exemplo.
Alternativa correta: B

6. É importante os alunos diferenciarem as partes principais das secundárias no parágrafo. Chame a atenção deles para esta estrutura: o parágrafo é introduzido por uma informação que será detalhada a seguir.
Alternativa correta: B

7. O texto é escrito em terceira pessoa. O uso dessa pessoa do discurso é comum nas biografias, já que textos do gênero são escritos por terceiros, ou seja, geralmente a pessoa biografada não é quem escreve sobre si mesma.

8. Alternativa correta: A

As atividades 8 e 9 tratam de um importante recurso dos textos biográficos: o uso de expressões indicadoras de tempo e lugar que servem de elementos de coerência textual, pois organizam a sequência cronológica que é característica do gênero. Chame a atenção dos alunos para esses elementos, peça que voltem ao texto para localizar outros exemplos e discuta com eles a importância de estabelecer relações lógico-discursivas na estruturação dos textos em geral, o que ocorre por meio de expressões adverbiais ou conjunções, por exemplo.

9.
a) 
Em 1940.
b) Em 23 de setembro.

10. Sim, essa biografia narra a vida do artista e tem compromisso com a verdade; portanto, espera-se que ela seja fiel aos fatos.

Essa é uma boa oportunidade de retomar com os alunos o objetivo do gênero: relatar fatos importantes da vida de uma pessoa. Por isso, podemos compreender que a biografia é um gênero que tem compromisso com a veracidade dos fatos.

11. Talvez os alunos desconheçam o uso da expressão “virar hino” no sentido de representar. Se possível, apresente mais exemplos para que eles se familiarizem com a expressão.
Alternativa correta: B

12. Sugestão de resposta: A biografia é um gênero de maior circulação nas áreas de ciências, arte, história, educação e cultura. Também é um gênero bastante procurado pelo público geral, sobretudo por leitores que têm interesse por personalidades ou pessoas que estão ou estiveram socialmente evidentes. 

Ao contar a história da vida de alguém, a biografia é como uma mistura entre jornalismo, literatura e história. Nas diferentes áreas do conhecimento, destacam-se biografias de cientistas, artistas, músicos, escritores, personalidades históricas. O interesse por esse gênero relaciona-se ao desejo de se entender melhor o tempo em que a pessoa retratada viveu, o que a fez ser famosa e conhecida, como se deram os fatos que a levaram ao sucesso em sua área de atuação.
Como biografias também retratam a vida de pessoas que de alguma forma estão ou estiveram em evidência socialmente, também são procuradas pelo público geral, que busca conhecer mais sobre as particularidades da vida da pessoa retratada, os atributos e fatos que a levaram à fama.

13. Luiz Gonzaga recebeu esse título porque foi responsável pela valorização dos ritmos nordestinos, levando o baião, o xote e o xaxado para todo o país.

14. Chame a atenção dos alunos para o uso do verbo “relatar”. Apesar de ser utilizado como sinônimo de narrar e contar, em situações diversas, no estudo dos gêneros e das tipologias textuais, é importante atentar para diferenças. Os textos narrativos (como romances e contos) contam histórias de ficção, inventadas pelo autor, por mais que muitas vezes elas sejam inspiradas na realidade; os textos de relato (como biografias e diários) remetem a fatos reais, vivenciados.
Alternativa correta: B