Atividade prefixo e sufixo 7ºano com gabarito - Habilidade EF07LP03 - PDF pronto para imprimir

 

ATIVIDADE EM PDF PARA BAIXAR E SALVAR (versão do aluno)

Habilidade BNCC
(EF07LP03) Formar, com base em palavras primitivas, palavras derivadas com os prefixos e sufixos mais produtivos no português.

a) Qual é a expressão facial do personagem nos dois quadrinhos? A que você atribui essa opção do chargista? 
A expressão indica aborrecimento, pois o personagem está descontente com o tempo nas duas situações.

b) Além da expressão facial, que outro elemento da charge colabora para o sentido da tira? 
Espera-se que os alunos identifiquem a roupa do personagem, que mostra a inadequação entre os projetos dele e o clima.

c) Releia o título da charge e observe o adjetivo destacado: Previsão do tempo infalível.
Espera-se que os alunos percebam que o chargista faz um jogo com essa palavra para indicar ironia: o que falha, na verdade, é a previsão do tempo, que deveria ser algo confiável; além disso, segundo o personagem, o que nunca falha é estar um clima agradável enquanto se está trabalhando ou estudando e fazer um clima desagradável nos dias de descanso.

O adjetivo infalível é formado por um prefixo e um sufixo. Veja:
in + falha + -(í)vel infalível (que não falha)

d) De que modo o uso desse adjetivo contribui para o sentido da charge?
Resposta pessoal. 

2. O sufixo -vel, que pode aparecer como -ável (em confiável) e -ível (em infalível), está presente em muitas palavras que usamos no dia a dia. Observe. 

 “É mito dizer que comida saudável é cara”
Praticamente um em cada cinco brasileiros está mais obeso, ainda que o consumo de açúcar tenha caído pela metade. Em entrevista à DW Brasil, [Michele Lessa – ML] coordenadora de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde explica por quê. [...]
[...]
DW: Por que a obesidade aumentou tanto no Brasil? 
ML: O crescimento da obesidade é um problema mundial. Vários países estão passando por um rápido aumento das taxas de obesidade. No Brasil, houve uma mudança significativa nos hábitos alimentares. As pessoas deixaram de comer feijão e outros alimentos típicos da cultura brasileira – que são menos processados e têm menos gordura, açúcar e sal –, e passaram a consumir alimentos ultraprocessados aqueles que já vêm prontos em embalagens, e que são ricos em conservantes, aditivos, açúcar, gordura e sal.
[...]

JANSEN, Roberta. “É mito dizer que comida saudável é cara”. UOL Notícias. Ciência e Saúde. 23 abr. 2017. 

a) Em sua opinião, que outros hábitos podem influenciar o aumento da obesidade no país?
Resposta pessoal. Os alunos poderão citar o consumo de refrigerantes e sucos artificiais, a baixa presença de frutas e hortaliças na alimentação do dia a dia, o sedentarismo. 

b) Com o acréscimo do sufixo -vel à palavra saúde, foi criada a palavra saudável. Que outras palavras com esse sufixo você é capaz de se lembrar? 
Esse é um dos sufixos bastante produtivos da língua portuguesa. São exemplos: reclinável, confortável, responsável, sofrível, horrível, amável, censurável.

c) No campo semântico da política, temos vários adjetivos formados com esse sufixo, como governável, candidatável, inelegível e presidenciável. O que é presidenciável?
Aquele que tem condições de se apresentar como candidato à Presidência da República.

d) Quais seriam os substantivos formados por esse sufixo referentes aos que têm condições de se apresentar como candidatos a deputado e a senador, respectivamente?
Deputável e senatoriável.